• Todas as tribos num só lugar!

    Venha construir esse lugar!

  • Praça Dina

    Fase do projeto: Transformação

    OS REALIZADORES:

    Um grupo de vizinhos iniciou uma Transformação para revitalizar a Praça Dina e está em busca de mais vizinhos que queiram contribuir para viabilizar esse projeto de revitalização de forma colaborativa.

    Compartilhe esse projeto:

    facebook, whatsapp, twitter, e-mail

  • O PROJETO:

    Os Amigos da Dina

    Somos um grupo de vizinhos que, como muitos, cansaram de esperar. Uma área tão bela e vasta não pode ficar largada à espera de cuidados, por isso adotamos a Dina! Do mato alto e dos muros pichados nada sobrou. Já começamos o reflorestamento e a criação do playground, mas juntos podemos fazer mais! Os sabiás já chegaram, adota a Dina você também e vem transformar esse espaço com a gente!

    O surgimento da praça

    Um terreno vazio doado para compensação ambiental com um portão fechado, grande variedade de árvores nativas, muitas delas frutíferas que resistiram à falta de cuidado.

    A área descampada logo foi adaptada para a prática de skate e carinhosamente apelidada de “Praça Dina” pelos skatistas, que perceberam semelhanças à pista de skate localizada na Dinamarca. Além dos praticantes de skate, o terreno passou a ser frequentado por moradores que procuravam um lugar tranquilo, fechado e perto de casa,para passear com seus cães.

    O início da mobilização

    De início, tudo parecia abandonado. O mato crescia, invasores pichavam e depredavam o local, não havia lixeiras e à noite tudo era escuro. Até que 8 vizinhos resolveram mudar aquele lugar: um mutirão para carpir e limpar trouxe vida ao local. Proteções nos muros coibiram as invasões. E fez-se a luz! Holofotes! Vários deles! Potentes, claros, sobre os muros de um vizinho. Veio também o jardim: grama cortada, árvores podadas, goiabeiras plantadas, 52 mudas nativas da Mata Atlântica enraizadas! Era o verde de volta...

    Uma escola vizinha viu potencial no espaço e logo vislumbraram seus aluno em aulas de ecologia, sustentabilidade e responsabilidade social lá. Assim vieram as lixeiras, uma, duas, três, quatro, cinco! Apagaram-se as pichações, vieram os grafites, sim, os grafites, pois a arte de rua tem tudo a ver com skate e a praça foi batizada pelos skatistas.

    Participe do projeto e faça sua contribuição para a praça

    Dentre idas e vindas, o pequeno grupo de vizinhos perseverou pela vontade de ocupar o espaço, mas agora eles precisam de ajuda para ampliar o projeto e fazer da praça um grande espaço de convivência para a região.

    Uma horta comunitária que será incorporada ao espaço onde hoje temos amoreiras e pitangueiras; um parCão no aclive gramado para que os nossos melhores amigos possam brincar em segurança; um parquinho dentre as novas árvores para as crianças se integrarem à natureza; uma bela reforma na pista para skates, bikes e patins continuarem fazendo campeonatos de qualidade e descobrindo novos talentos; uma área de picnic e descanso sob a copa das árvores, e atividades ao ar livre com equipamentos de ginástica para todos. Isso é a Dina! Essa é a proposta para a Dina! Gostou? Então vem nos ajudar a cuidar!

    LOCALIZAÇÃO:

    Participe do projeto e Contribua com nossa Praça

    FORMAS DE CONTRIBUIÇÃO: